No dias 10 e 11 de agosto, Florianópolis sediou a primeira reunião nacional de apoiadores municipais da “Estratégia Brasileirinhas e Brasileirinhos Saudáveis (EBBS)”. Esta iniciativa, voltada para o fortalecimento e integração de ações e políticas voltadas para a Primeira Infância, vem sendo desenvolvida pelo Ministério da Saúde (MS) desde 2007. Seu objetivo geral é estimular e acompanhar experiências estaduais e municipais que possam contribuir para a construção de uma política pública de estado para a Primeira Infância. O Município de Florianópolis foi selecionado pelo Ministério da Saúde em 2009 para sediar uma das cinco experiências piloto municipais da Estratégia, sob coordenação da Secretaria Municipal da Saúde. A reunião de apoiadores terá a participação de representantes dos municípios piloto das demais regiões do Brasil (Campo Grande, Rio de Janeiro, Rio Branco, Araripina e Santa Filomena) e da equipe técnica do MS, e tem por objetivo a construção conjunta de diretrizes para operacionalização da Estratégia no âmbito municipal.
Os dois objetivos gerais da EBBS são: (1) Construir novas ofertas de cuidado à saúde para mulheres e crianças, focadas na promoção de seu desenvolvimento integral e fortalecimento do vínculo com cuidadores e (2) Integrar e articular ações comuns com outras áreas e setores, a exemplo da educação, serviço social, programas de geração de renda etc.
O foco na Primeira Infância se justifica por referenciais teóricos que apontam que o padrão de relacionamento com os pais nos primeiros anos de vida, em especial a presença de um relacionamento emocional sustentador e estável, está fortemente relacionado ao estado de saúde e ao desenvolvimento futuro de dificuldades em áreas como relações pessoais, desempenho escolar, inserção no trabalho, conflitos com a justiça e desenvolvimento de transtornos psíquicos. Além disso, o modelo explicativo dos determinantes sociais da saúde adotado pela OMS e pelo nosso MS aponta para a necessidade de se articular as ações dos diversos setores para se obter um impacto significativo na saúde das pessoas e comunidades, já que esta é entendida como resultante de processos que extrapolam o campo da saúde, a exemplo da situação econômica, da rede social e do acesso a oportunidades de emprego e lazer.
Para conduzir a Estratégia em Florianópolis, foi definido um apoiador local ligado à SMS e criado um Comitê Executivo Intersetorial composto por representantes de diversas secretarias (ver Portaria Municipal 029/2010 para composição e objetivos do Comitê). A primeira reunião do Comitê acontece no dia 29/7, na SMS, e tem por objetivo iniciar a definição de uma agenda comum entre as secretarias na área da promoção da saúde da Primeira Infância em nosso município.
Oi, coletivo de Floripa!
ResponderExcluirAdorei! Adorei! Adorei!!!!!!!!!!!
Vcs estão de parabéns. Já estou seguindo vcs.
Espero que vcs apresentem o blog amanhã em BSB.
Até lá.
Corina Mendes - EBBS / Fiocruz