“Bebês e crianças pequenas não são lousas das quais o passado pode ser apagado com um espanador ou esponja, mas seres humanos que trazem em seu íntimo suas experiências anteriores e cujo comportamento no presente é profundamente afetado pelo que aconteceu antes”. Bowlby,J., Maternal Care and Mental Health, Genebra, 1961.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Estratégia Brasileirinhas e Brasileirinhos Saudáveis: Primeiros Passos para o Desenvolvimento Nacional

O reconhecimento, pelo Ministério da Saúde, da iniciativa Estratégia Brasileirinhos como uma proposição consistente para o fortalecimento e enfrentamento das iniquidades que interferem na saúde da mulher e da criança na primeira infância, alinha-se com o com­promisso assumido pelo Governo Brasileiro de cumprir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. A Estratégia, pela sua orientação intersetorial e transversal, repercute e contribui para o cumprimento de vários destes objetivos. São, porém, os Objetivos 4, 5 e 7 os mais vis­ceralmente vinculados à Estratégia Brasileirinhos, uma vez que tratam da redução da morta­lidade materna e infantil e da qualidade de vida.
O alinhamento com o Pacto Nacional pela Redução da Mortalidade Materna e Neo­natal para o monitoramento e o cumprimento das ações de proteção à saúde da criança e da mulher, e o Pacto pela Vida, com a redução da mortalidade materna e infantil, completa e ilumina este conjunto de esforços em nosso país.
Assim, este trabalho se credencia a compartilhar e favorecer a interação das iniciati­vas nacionais já existentes pela garantia da vida, considerando as ações inovadoras na oferta de políticas e práticas que apontem alternativas e produzam novas realidades, que contri­buam para a qualidade de vida das crianças desde os seus primórdios, estimulando suas competências e habilidades na perspectiva do crescimento e desenvolvimento integral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RECEBA POSTAGENS ATUALIZADAS

Insira seu e.mail:

Delivered by FeedBurner

AAAA*************************ÚLTIMAS POSTAGENS*************************AAAA

AAAAA************************OUTRAS POSTAGENS************************AAAAA

NESTE BLOG

Saúde da Criança Brasileira

Programa Mãe Coruja Pernambucana

Saúde na Escola

*********************** POSTAGENS EM ORDEM ALFABÉTICA********************** ******************************************* ÍNDICE******************************************

A*******COMENTÁRIOS CRÍTICAS SUGESTÕES******* **********************************************AQUI******************************************